Desenvolvimento de Software

22 de julho de 2016

Confira abaixo o conteúdo programático!

1. C#, ASP NET e HTML 5.0

Carga horária: 40 horas

OBJETIVOS

Permitir aos participantes criar aplicações avançadas com as linguagens C# e ASP .NET utilizando os componentes de acesso a dados ADO e LINQ, a criação e utilização de novos componentes, a criação de aplicações WEB, configuração e publicação no Internet InformationService (IIS), utilização básica do frameworkEntity e introdução a arquitetura MVC.

 

  1. C# Orientado a Objetos
    • Introdução ao Microsoft. Net Framework
    • Introdução ao Microsoft Visual Studio: instalação e ambientação
    • Conceitos básicos de algoritmos aplicados ao C#
  2. Operadores e tipos de dados
  3. Estruturas condicionais
  4. Estruturas de repetição
  5. Vetores
  6. Listas
    • Conceitos de orientação a objetos aplicados ao C#
  7. Classes Métodos e Atributos
  8. Visibilidade de atributos e métodos
  9. Construtores
  10. Encapsulamento
  11. Polimorfismo
  12. Herança
  13. Sobrecarga e Sobrescrita
  14. Relacionamento entre Classes
  15. Interfaces
  16. Exemplos com Modelagem em UML: Diagrama de Caso de uso, de Classes, e Sequencia.
    • Generics
    • Collections
    • Mapas
    • Tratamento de exceções
    • Gravação e leitura em arquivos
  17. Net
    • Introdução a arquitetura ADO.Net
    • XML
    • ODBC
    • Conectando e executando comandos em um banco de dados
  18. Introdução a Padrões de Projeto
    • O que são padrões de projeto?
    • Namespaces
    • Desenvolvimento de Componentes
    • ClassLibraries
    • Arquitetura em camadas
    • BLL (Business LogicLayer)
    • DAL (Data Access Layer)
    • Classes de Modelo ou Business Objects
  19. Net – Desenvolvimento Web
    • Introdução a formulários Asp.Net: HTML, JavaScript
    • Envio e resgate de dados na web, interação utilizando formulários
    • ViewState
    • Gerenciamento de Sessões
    • Cookies
    • Login e autenticação
    • Definição de Níveis e Papeis de Acesso em Autenticação
    • Controles de Validação e Expressões regulares
    • Definição da camada de controle
    • Introdução ao Web FormsCodeBehind
  20. Net – WebFormsCodeBehind
    • MasterPages , SiteMap
    • Componentesdinâmicos
    • DataSet , DataTable
    • GridView , DropDownList, CheckBoxList , RadioButtonList
    • Validação dinâmica
    • Upload e Download
    • Envio de Email
    • Componentes de log: Log4Net
    • Desenvolvimento de aplicações web com banco de dados (CRUD)
    • Introdução ao IIS
  21. Net – IIS
    • Instalando o Servidor IIS
    • Publicando site com VisualStudio
    • Publicação de Projetos
    • Publicando o projeto local
    • Publicando o projeto em servidor web free
  22. Net – Relatórios
    • Report Wizard
    • Report Viewer
  23. Introdução ao HTML5
    • Principais componentes do HTML5
    • Tags de formulário
    • Componentes dinâmicos
    • Validação de entrada de dados
    • Utilizando HTML5 em aplicações Asp.NET
  24. Introdução ao Entity Framework
    • Mapeamento Objeto Relacional (ORM)
    • Mapeamento de Relacionamentos
    • Padrões de Construção da Camada de Persistência com EF
    • Configuração e utilização
    • Persistência de dados com EF3

1. UML

Carga horária: 24 horas

OBJETIVO

Capacitar os participantes a analisar e modelar sistemas de software orientados a objetos utilizando UML.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Capacitar os participantes na construção de modelos e implementá-los em
uma linguagem de programação, utilizando conceitos de arquitetura em camadas e
padrões de projeto.

 

Detalhes

  1. Apresentar a diferença entre análise estruturada e análise orientada a objetos;
  2. Apresentar os conceitos de orientação a objetos (classes, atributos, operações,métodos,relacionamentos, herança, polimorfismo, interface, estereótipos,entreoutros);
  3. Modelo de casos de uso – diagrama de caso de uso, especificação de casos de uso, prototipação, especificação de interface e documento de regras de negócio;
  4. Diagrama s de classes;
  5. Mapeamento do modelo orientado a objetos para modelo relacional.
  6. Visão geral de arquitetura MVC;
  7. Realização de casos de uso.
    1. Diagrama de classes de projeto (visibilidade, tipos de atributos, parâmetros,estereótipos: fronteira, entidade e controle).
    2. Noções de padrões de projetos (MVC e DAO);
  • Diagrama de sequência.
  1. Diagrama de atividades e de estados;
  2. Diagrama de distribuição/implantação (deployment);

1. Java e orientação a objetos

Carga horária: 40 horas

OBJETIVOS

Apresentar a sintaxe da linguagem de programação Java no paradigma da orientação a objetos e permitir aos participantes criar uma aplicação desktop.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentação da IDE Eclipse com suas principais estruturas e funcionalidades para alta produtividade. Introdução a padrões de projetos utilizando o padrão composite / container, gerenciamento de layouts e eventos.

 

Detalhes

  1. Introdução ao Java
  2. Introdução ao IDE Eclipse
    1. Criação de projetos
    2. Principais bibliotecas da linguagem Java
  3. Classes
  4. Método Main
  5. Declaração de variáveis I
    1. Tipos primitivos
    2. Void
  6. Orientação a objetos I
    1. Atributos
    2. Métodos
  • Construtor
  1. Modificadores de acesso I
    1. Public
    2. Private
  2. Orientação a objetos II
    1. Métodos getter / setter
  3. Declaração de variáveis II
    1. Tipos de referência
  4. Instância de Objetos
    1. Manipulação de objetos
  5. Herança e Polimorfismo
  6. Modificadores de acesso II
    1. Protected
  7. Interfaces
  8. Classes abstratas
  9. Outros modificadores de acesso
    1. Static
    2. Final
  • Abstracted
  1. Construção de telas
    1. Frame, panel e components
    2. Eventos e classes aninhadas
  • Gerenciamento de layout
  1. Padrão composite / container

1. Aplicação java para web

64 horas

OBJETIVOS

Apresentar as principais classes e bibliotecas de linguagem de programação Java no paradigma da orientação a objetos e permitir aos participantes criar uma aplicação web com conexão a banco de dados MySQL.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Utilizar a IDE Eclipse em projetos Java EE, estrutura de diretórios para projetos WEB.

 

Detalhes

  1. Conceitos sobre protocolos HTTP, Get / Post
  2. Introdução ao HTML, CSS e JavaScript
  3. Criação de projeto WEB
    1. Diretório web content
  4. Construção de classes para conexão com banco de dados utilizando os padrões:
    1. Connection Factory
    2. DAO
  • JavaBeans
  1. Manipulação de datas
  2. Criação de tabelas no banco de dados MySQL
  3. JDBC – Configuração de driver para conexão com banco de dados
  4. Conceitos e configuração de Servidor de aplicação: Tomcat ou Glassfish
  5. Criação da camada de front end utilizando servlets e JSP
  6. MVC
  7. JSF
  8. Hibernate
  9. Finalização do projeto